DICAS DE VIAGEM

Dicas de Viagem

A passagem de ônibus, em abril de 2020, dependendo da origem de quem vai a Lavras, varia entre R$ 30 e R$ 116,00. Recomenda-se comprar as passagens com antecedência, embora na maior parte dos dias é possível comprar a passagem momentos antes da viagem devido ao movimento reduzido de passageiros. Na parada em Caçapava do Sul, o movimento de passageiros tem grande redução. Para os períodos de Natal, Ano Novo, Férias e Carnaval, a procura é muito maior e às vezes são disponibilizados ônibus extras.

É bom preparar o bolso para a gasolina, que em vários locais do Pampa Gaúcho estão com preços elevados (em fevereiro de 2020, o litro está acima dos R$ 5). Na viagem, há cinco paradas de referência (Posto Paradouro IV e Posto Raabelândia, em Pantano Grande; Posto Papagaio, em Cachoeira do Sul; Posto Laranjeiras, no caminho entre Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul; e Posto da Fonte, próximo à saída para Bagé e o último em funcionamento no trajeto antes desta cidade).

Para chegar em Lavras do Sul, é necessário dobrar à direita após o viaduto do km 334 da BR-290 e depois seguir 15 quilômetros pela BR-392 até Caçapava do Sul, onde há as placas indicativas para Lavras do Sul na zona urbana. Sugerimos visitar também esse município, que assim como Lavras, tem grande potencial de geodiversidade e uma população de 35 mil habitantes. Segundo o blog Caminhos do Sul da América, da caçapavana Lislair Leão Marques, o entroncamento é estratégico para o acesso a várias regiões do ConeSul.

Os turistas e visitantes de origem em Bagé vão em grande número para Lavras no verão, dividindo a preferência com a Praia do Cassino, em Rio Grande. turistas de outros municípios também aproveitam as férias na Praia do Paredão (Camping Municipal).

APÓS CHEGAR EM LAVRAS:

* Lavras do Sul é uma das poucas cidades gaúchas em que as pessoas cumprimentam os pedestres mesmo sem conhecê-los. O sugerido, neste caso, é retribuir a saudação.

* O lavrense costuma almoçar entre 11h30 e 13h; após este horário, há poucos restaurantes abertos. O comércio para ao meio-dia e reabre às 14h.

* A Internet funciona em Lavras, porém com algumas possíveis instabilidades das operadoras. Fora isso, o funcionamento é quase constante na cidade.

* Lavras do Sul sempre surpreende na questão do clima: recomenda-se (inclusive no verão) levar um casaquinho ou uma blusa. Na maior parte da noite, as temperaturas são mais amenas.

* Em caso de caminhadas à pé, vá devagar nas lombas (ladeiras): a sede de Lavras do Sul tem muitas ondulações e alguns bairros estão em regiões mais elevadas que outras. Do centro à Praia do Paredão são duas descidas por lombas e duas menos íngremes.

* A voltagem elétrica de Lavras do Sul é de 220 volts.

* Para emergências nas estradas, o telefone da Polícia Rodoviária Federal é 191.

Condições do trajeto via rodoviária entre Porto Alegre / Lavras do Sul

Quem vai da Região Metropolitana de Porto Alegre até Lavras do Sul deve usar a Ponte Móvel do Guaíba, a BR-290, a BR-392 e a ERS-357. No km 334 da BR-290, há um entroncamento, mas não há indicação de placa para Lavras do Sul; assim, se deve dobrar na última saída à direita, após o viaduto, entrando na BR-392. Em Caçapava do Sul, seguindo as placas de sinalização, se chega à ERS-357, com mais 61 quilômetros até chegar em Lavras do Sul.

Quanto às condições do asfalto, boa parte do trajeto está irregular, sendo recomendado viajar com calma, sem pressa.

Condições do trajeto via rodoviária entre Lavras do Sul / Bagé (ou Bagé / Lavras do Sul / São Gabriel)

Problema histórico e que dura há várias décadas, a tão reivindicada pavimentação da RSC-473 é um dos maiores problemas de infraestrutura da Região da Campanha.

Não pretendemos interferir na decisão de nenhum motorista, mas recomendamos evitar utilizar rodovia em dias de chuva, por conta das condições precárias e da formação de lama e barro no seu trajeto. Nos dias de sol, até é possível andar pelo trajeto, porém deve ser ter muita calma ao trafegar. Em último caso, fazer a volta em Caçapava do Sul e ir pela BR-153 é mais cansativo, mas mais seguro.

No entanto, torcemos para que haja uma posição e mobilização dos governantes para que esta obra seja concluída. Em 2012, os trabalhos foram iniciados, porém interrompidos.

Para São Gabriel, também se considera o dito acima, com trechos de difícil acesso e trafegabilidade.