GLOSSÁRIO

ALTITUDE

Distância vertical de um ponto até o nível zero, geralmente no nível do mar. Quanto mais elevada a altitude, menor a pressão atmosférica e a temperatura, e o ar se torna mais rarefeito (escasso).

ARQUIPÉLAGO

Conjunto de ilhas que se localizam próximas entre si.


ATLAS

Conjunto de mapas, podendo ser mundiais, nacionais, regionais ou, até mesmo, municipais. Apresentam-se de forma impressa, eletrônica ou, de forma mais recente, pela Internet.


BACIA HIDROGRÁFICA

Área drenada por cursos da água, composta por um rio principal, os seus afluentes e suas nascentes, dentro de uma extensão geográfica ou espacial, separada por terrenos elevados (o chamado “divisor de águas”), onde o rio faz o seu percurso.

CENSO

Também conhecido como recenseamento, é a contagem de habitantes e suas características estatísticas em um determinado local.

CONTINENTE

Grande extensão de terras cercadas pelos oceanos e mares.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Forma de localização de um lugar na globo terrestre, através da latitude e longitude.

DELTA

Foz de um curso de água com a presença de ilhas, que surgiram através de sedimentos (formadas pela acumulação de materiais carregados ao longo de seu curso).

DENSIDADE DEMOGRÁFICA

É a concentração da população de determinada área, dividindo-se a população do lugar pela sua superfície.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É o processo de aprendizagem e conhecimento de problemas relacionados à participação dos ser humano com ambientes naturais.

EIXO TERRESTRE

Linha imaginária da rotação da Terra. É um dos fatores da formação das estações do ano.

ESCALA

É a relação das dimensões que figuram no mapa com as extensões verdadeiras da área cartografada. Escalas maiores (por exemplo, 1:50.000) possuem maior detalhamento (sala de aula, bairros, ruas de uma cidade), já nas escalas menores (por exemplo, 1:1.000.000), há menor detalhamento, mas são usadas em mapas-múndi, mapas estaduais, nacionais, entre outros.

ESTUÁRIO

Final de um curso de água, com abertura larga, sem trabalho de sedimentos.

EXPECTATIVA DE VIDA
Indicador que apresenta o tempo médio de vida da população.

FUSO HORÁRIO

Faixa de 15° situada entre dois meridianos da Terra, que pode gerar uma mesma hora oficial. Entretanto, na atualidade, por motivos geográficos, astronômicos e governamentais, há diferenças além ou dentro desta faixa.

GEOLOGIA

Ciência que trata do estudo da formação da crosta terrestre e seus elementos.

MUNICÍPIO

No Brasil, é cada uma das unidades político-administrativas, com governo próprio (Prefeito e Vereadores), que formam divisões dentro dos Estados. O Distrito-Sede é considerado como uma cidade.

PANDEMIA

Enfermidade epidêmica, por meio de infecção,  amplamente disseminada para várias áreas continentais ou mundiais.

REGIÃO METROPOLITANA

Área espacial complexa que envolve uma cidade central (metrópole) e polariza e dinamiza as demais cidades ao redor, influenciando-as econômica, social e politicamente. No Brasil, atualmente (2020), são 74 regiões metropolitanas.

TAXA DE FECUNDIDADE

Indicador que mostra a média de filhos por mulher em um determinado espaço geográfico.

VEGETAÇÃO
Conjunto de plantas típicas de um determinada região; flora.