PROJEÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAVRAS DO SUL NO BRASIL E NO MUNDO



"O Holandês Misterioso", especial exibido pela RBS TV em 2008 com atores locais e temática lavrense. (FOTO: Reprodução RBS TV)

Antes de mais nada, vale destacar a figura de Paulo José (nascido em 20/03/1937), consagrado ator, diretor e cineasta, nascido na Lavrinha. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), o representante de Lavras do Sul na Rede Globo é considerado um dos grandes nomes do meio artístico brasileiro.

Ainda falando sobre as Organizações Globo, o canal pago GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista com Mariluce Chagas, que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha.

O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV.

Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial (foto acima).

Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal de Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.

Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como São Paulo, Fortaleza-CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre). No Rio de Janeiro, há a a Praça Lavras do Sul.

2017 - Murilo de Carvalho Góes - Todos os direitos reservados