"O Holandês Misterioso", especial exibido pela RBS TV em 2008, com atores locais e temática lavrense. (FOTO: Reprodução RBS TV)


Antes de mais nada, vale destacar a figura de Paulo José (nascido em 20/03/1937), consagrado ator, diretor e cineasta, nascido na Lavrinha. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), o representante de Lavras do Sul na Rede Globo é considerado um dos grandes nomes do meio artístico brasileiro.

O canal pago GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista com Mariluce Chagas, que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha.

O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV.

Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial (foto acima). Porém, em 2019, o filme não está disponível na Internet.

Em 2013, na primeira edição da Ovinofest, a Band RS gravou uma edição do programa "Um gordo na cozinha", apresentado na época pelo Chef José Luiz (confira parte do programa aqui).

Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal de Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.

Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como São Paulo, Fortaleza-CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre). No Rio de Janeiro, há a a Praça Lavras do Sul.

O ator da Rede Globo, Marcos Palmeira, visitou, por intermédio de Waguinho La-Bella (integrante do Bloco Vae de Qualquer Geito), o CarnaLavras, e sua participação movimentou o evento. O ator estava dias antes em São Gabriel para gravar as primeiras cenas de "A dona do pedaço", novela das nove da noite exibida pela emissora carioca.