DICAS DE UTILIZAÇÃO
Dicas de utilizaçao do Panorama Lavrense

Vamos agora mostrar algumas dicas para que tu possas aproveitar melhor o Panorama Lavrense, além de alguns dos procedimentos utilizados ao longo das páginas do site:

  • Antes de mais nada, é bom ressaltar que estamos sempre em constante construção, sempre oferecendo novidades e novos conteúdos sobre Lavras do Sul, para todos os usuários da Internet, independente se são nascidos ou não no Município.
  • Procuramos utilizar uma abordagem didática e informativa, com linguagem acessível (a não ser em casos especiais, onde há o significado da expressão logo na sequência do termo apresentado).
  • Sempre utilizamos um grande acervo de imagens, a maior parte delas de autoria do criador do site; disponibilizamos dados estatísticos sobre o Município em forma de tabelas, gráficos e pequenas páginas de formato .html para pesquisa de todos os internautas.
  • O site é livre para todos os públicos. Qualquer internauta, de qualquer idade e classe social poderá utilizá-lo sem nenhum problema, sem vírus, sem conteúdo ofensivo, duvidoso, pejorativo e que prejudique seu computador e a você.
  • Outros assuntos da atualidade e de interesse geral são abordados no Panorama Lavrense. Copa do Mundo, datas comemorativas e programas da TV são alguns exemplos de conteúdo complementar, de interesse dos lavrenses e dos usuários em geral.
  • Temos muito respeito pelos usuários que acessam as informações do Panorama Lavrense (em média são 30 usuários conectados por hora). As notícias e textos informativos são sempre produzidos pelo próprio autor e, mesmo que sejam adaptados de algum site ou fonte, são devidamente referenciados, evitando assim quaisquer dúvidas quanto à veracidade (certeza) dos fatos apresentados.
  • O Panorama Lavrense jamais cobra pela divulgação de quaisquer informações, de quaisquer pessoas; nosso site é um projeto sem fins lucrativos.
  • Sempre pedimos autorização para divulgação de imagens, que tem seus créditos devidamente referenciados. Todas as notícias divulgadas através de fontes externas são devidamente referenciadas, com seus links disponibilizados. Todos os colaboradores e forncedores de informações para as notícias do Panorama Lavrense são citados através do item "Colaboração da Matéria", no final de cada matéria divulgada.
  • A não ser em casos extraordinários, o Panorama Lavrense divulga preferencialmente boas notícias relativas ao Município. Na seção "Manchetes do Mundo", da página inicial, não são divulgadas notícias sobre insegurança pública, tragédias, política e fatos constrangedores e incômodos. Geralemente fornecemos notícias independentes sobre televisão, eventos ocorridos no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo, e notícias esportivas (com isenção e imparcialidade com relação à Dupla Gre-Nal e valorizando o futebol do Interior). Não que queiramos fugir da realidade, muito pelo contrário! Queremos apenas mostrar as potencialidades da nossa terra e tudo de bom que a Lavrinha desenvolve, realiza e produz.
  • Utilizamos os princípios da ética e da impacialidade; procuramos sempre corrigir informações falsas e infundadas o mais imediato possível. Aceitamos, obiviamente, e com muita satisfação e gratidão, qualquer correção de possíveis falhas nas informações divulgadas.
  • Agradecemos a parceria dos demais sites do Município, e devemos valorizá-los com muito orgulho, contribuindo ainda mais para a divulgação de Lavras no cenário estadual, nacional e mundial, através da grande rede de computadores.
Muito Obrigado a todos pela visita! Por favor, participe do nosso site, deixando seus comentários, visualizando nossas imagens, acompanhando nossas notícias, conhecendo nossa terra através dos nossos textos didáticos, entre outras coisas. E descubra esta terra maravlihosa e apaixonante, um pequeno grande tesouro encravado no Pampa Gaúcho, a nossa querida e eterna "Terra do Ouro", chamada LAVRAS DO SUL

Curiosidades da produçao do Panorama Lavrense

O autor do site, Murilo Góes, além de trabalhar como webdesigner (profissional que desenvolve páginas da Internet), é academico do curso de Geografia na ULBRA, em Canoas. Aliando as ciencias geográficas com a tecnologia e o mundo dos bits e bytes, Murilo lançou no final de 2007 o site Panorama Lavrense (na época, Panorama de Lavras do Sul). A partir daí, a pesquisa por informaçoes relativas a Lavras do Sul foi intensa.

Com o grande propósito de gerar um banco de dados com informaçoes geográficas e gerais de Lavras do Sul, ao longo de 2008 o Panorama Lavrense passou a ter outra funçao: servir como um espécie de informativo que divulga o que de mais importante acontece no Município.

Uma das grandes obsessoes do autor do Panorama Lavrense é, justamente, a qualidade e credibilidade das informaçoes publicadas. Para isso, ele conta com o apoio de mais de cem colaboradores, amigos e conhecidos de longa data e de todas as idades, que lhe contribuem com a base necessária para a construçao e veracidade das informaçoes inseridas no desenvolvimento dos textos deste site.

É claro que, como dizia o velho ditado, errar é humano, e portanto, alguns sobressaltos e falhas fazem parte da natureza humana. Por isso, o autor sempre pede que quaisquer informaçoes importantes tidas como erradas, falsas, distorcidas, mal-interpretadas ou omitidas sejam comunicadas a ele, para sua posterior correçao.

As principais fontes utilizadas para os textos, além das informaçoes dos colaboradores, sao os sites da Internet relativos ao Município (aos quais Murilo procura sempre ressaltar a importância da visitaçao a essas páginas por parte dos internautas), além de diversos livros, jornais, mapas, cartas topográficas, materiais multimídia, entre outros.

Uma fonte importantíssima para o acréscimo de informaçoes do site foi a Rádio Pepita FM, a qual agradecemos o espaço que nos foi dado. Suas úteis notícias e comerciais contribuiram grandiosamente para o aumento da veracidade dos dados apresentados. Vale destacar, ainda, o acervo fotográfico do autor, com mais de 3 000 fotos, 98,5% delas tiradas com sua câmera digital. Aí vem um outro compromisso do Panorama Lavrense: a ética. Jamais publicamos fotos de obtidas por câmeras de outras pessoas sem prévia autorizaçao das mesmas, assim como também respeitamos as pessoas que nao aceitam ser retratadas e os locais ou eventos onde nao sao permitidas fotografias.

Destas mais de 3 000 fotos, o autor calcula que cerca de 35% ainda sao inéditas. Para isso, foi lançado, no final de fevereiro, o Fotolog, com atualizaçoes constantes e seis fotos inéditas em cada ediçao.

A base do site é desenvolvida em XHTML, uma linguagem de programaçao com diversos recursos, mais avançados que os de seu antecessor, o HTML.

A atualizaçao é diária, sendo utilizados equipamentos adquiridos pelo autor (a partir do esforço, do suor e de seus trabalhos desenvolvidos paralelamente ao Panorama Lavrense, ao longo de 2008). Por motivos de segurança e sigilo, nao serao revelados o local de trabalho de Murilo, nem quais sao os tipos de equipamentos utilizados. O que podemos dizer, no entanto, é que, desde o início de 2009, o Panorama Lavrense pode ser atualizado a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias.

O Panorama Lavrense já foi classificado por alguns internautas como blog e jornal. Na verdade, este site é uma página informativa, sem fins lucrativos e comerciais, homenageando o Município. Nao somos um jornal oficial, mas sempre procuramos incentivar, através de nossas notícias, tudo o que há de bom ao nosso redor, tudo o que Lavras possui de bom. Apenas notícias agradáveis, leves, de fácil compreensao e vocabulário (que podem ser utilizadas até mesmo por crianças do Ensino Fundamental). Porque notícia ruim, o povo nao aguenta mais!