ECONOMIA


ÍNDICE


Características Gerais

A economia de Lavras, que originalmente se baseou na mineração do ouro e outros materiais, hoje apresenta uma base diversificada.

A principal atividade econômica de Lavras na atualidade é a pecuária, onde apresenta um grande destaque na produção de bovinos e ovinos, na produção de couro, lã e carne de ovelha. A carne de ovelha, aliás, é bastante apreciada na cidade, muito presente nos churrascos e no cardápio das refeições lavrenses. Além da pecuária, podemos citar e descrever outras atividades econômicas de relevante importância no município, a saber:

Atividades Diversas

Mineração. Elemento formador do Município, a Mineração foi a principal atividade econômica lavrense por muitas décadas. Atualmente, as reservas minerais estão restritas, porém em prospecção. Em 2016, se prevê a instalação de uma mina de fosfato, que fará o suprimento da demanda de grande parte da produção estadual do mineral; Há a atuação de três empresas do ramo no Município: a Águia Metais, de Minas Gerais (que faz investimentos em diversas áreas, inclusive na cultura lavrense); a canadense Amarillo Gold, que realiza busca por novas reservas de ouro; e a Ibaré Mineral, que explora e produz mármores e granitos voltados para o mercado externo. Calcário, talco, cobre, ouro, fosfato e jazidas de diversos outros minerais proporcionam potencial econômico para Lavras do Sul.

Comércio e Serviços . Segundo informações do Cadastro Geral de empresas, do IBGE, 227 unidades locais atuam no município. Há, desde estabelecimentos entre 30 e 50 anos de atuação, como a Padaria São José, Ruim Elem Teixeira Materiais de Construção, a Padaria Três Estrelas, a Loja Agop, o Stúdio e Bazar Palima, o Telúrica Bar, o Hotel Central e a Churrascaria Freitas, até empresas de funcionamento mais recente, como a Linguiça & Cia, o Mercado Nova Era e a Loja Sol. As lojas Soprovet, Comeve Sapathus Supermercado, MD, Becker, Obino, Alphorria, Mania de Vestir, Fetish, In Cena, Empório Econômico, Ana Bijoux, entre outras, proporcionam para a população e os visitantes acesso a bens de consumos que suprem suas necessidades básicas. [1]

No entanto, por ser um município de pequeno porte, muitas vezes os lavrenses precisam utilizar serviços de outras cidade, sobretudo na busca de produtos ou atividades ainda não existentes em Lavras do Sul. Ainda assim, basicamente, as necessidades são preenchidas pela população (como alimentação, roupas e produtos de limpeza).

Pesca e Silvicultura . Realizada em escala local, a pesca é praticada em arroios e açudes no interior do município, para consumo interno. A Celulose Rio-Grandense possui 16 unidades de reflorestamento de pínus e eucaliptos no território lavrense, às margens da estrada que leva para a Meia Lua e o Ibaré. A lenha produzida destina-se para consumo interno, sobretudo nos dias frios.

Sistema bancário . O Banco do Brasil, o Sicredi e o Banrisul possuem agências em Lavras do Sul. Há ainda um posto bancário da Caixa Ecônomica Federal na Lotérica Palpite. O horário de funcionamento dos bancos em Lavras do Sul é das 10h às 15h.

Mercado imobiliário . As principais imobiliárias da cidade são a Luciano Machado, a Goulart Imóveis e a Neco Teixeira Negócios Imobiliários, que disponibilizam o aluguel a imóveis rurais e urbanos e casas para alugar nos períodos de verão e carnaval.

Turismo. Turistas de todo o Brasil e RS já visitaram Lavras do Sul, de forma esporádica, em eventos e pequenos grupos. Porém, o Município tem potencial para muito mais. Embora sempre em aprimoramento, o turismo em Lavras do Sul vem crescendo a cada ano. A especialidade é o Turismo de Eventos, principalmente nos meses de verão, no Carnaval e nos eventos rurais e religiosos ao longo do ano.

O atendimento turístico se faz por conta da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte (SECTICCE), localizada na rua Dr. Pires Porto, 36, Centro (55 - 3282 1239, das 8h às 14h). A SECTICCE coordena a promoção de diversos eventos na cidade.

Agronegócio

O agronegócio em Lavras do Sul é bastante desenvolvido, sendo a prinicipal atividade econômica na atualidade no Município. A coordenação da estrutura agropecuária de Lavras do Sul se dá pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, considerado um dos mais atuantes do Estado e que realiza diversos eventos ao longo do ano, atraindo diversos pecuaristas e profissionais da área.

O Sindicato Rural realiza, entre os principais eventos a citar: Ovinofest (matéria em nosso blog), Seminário O Pampa e o Gado, Remate Alianza del Pastizal, Maio de Ouro e ExpoLavras.

O Município é um dos maiores criadores de bovinos, ovinos e búfalos. Também destaca-se no Cavalo Crioulo, com cabanhas especializadas e participação dos ginetes e exemplares em grandes eventos de nível nacional .

Os prinicipais produtos agrícolas de Lavras do Sul são: figo, pêssego, laranja, soja e arroz.

Produto Interno Bruto Em 2008, o Produto Interno Bruto de Lavras do Sul estava estimado em R$ 136.207.126,00. Este número é baseado no valor total de bens e serviços produzidos pelo Município naquele ano. O setor primário é responsável pela maior parte da arrecadação do Município, seguido pelo setor terciário (de comércio e serviços).

O Produto Interno Bruto (PIB) de Lavras do Sul é, segundo a FEE/RS, com dados de 2011, de R$ 152.731.000,00, o 187º maior do estado gaúcho. 51,04 % do PIB está na Agropecuária, 5,23% na Indústria e 43,73% nos serviços.

NOTA

[1] Nomes de empresas citados sem fins de propaganda, apenas com caráter de citação.

2017 - Murilo de Carvalho Góes - Todos os direitos reservados