CONHEÇA NOSSAS POTENCIALIDADES E CULTURA. Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar. Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.


Vista parcial de Lavras do Sul - 2018
IBARÉ
Também conhecida como Vila do Ibaré ou Segundo Distrito de Lavras do Sul/RS


#IbaréBaitaTerra
#IbaréBaitaChão

Localizada a 47 quilômetros de distância do centro de Lavras, através de estrada municipal de chão, o Segundo Distrito – ou Vila do Ibaré – é uma simpática localidade do interior lavrense.

Durante o trajeto (em direção a São Gabriel, para depois dobrar duas vezes à direita), há a concentração de diversas fazendas, grande quantidade de gado bovino, ovino e cavalos, diversos açudes e capões de mato e o relevo característico da região, com diversas rochas, morros arredondados, tabuleiros e planaltos pouco elevados, mas com uma bela vista panorâmica. A região do trajeto está localizada em um divisor natural de águas das bacias hidrográficas do Uruguai e do Camaquã (ou do Atlântico Sul, ou Sudeste).

O Ibaré apresenta, em 2022, uma população de aproximadamente 600 pessoas. Dispõe de serviços como a Escola Municipal Odessa Petrarca, agência dos Correios, mercearia, borracharia, praça e playground, além de abastecimento de água, serviços de telefonia e energia elétrica, além de alguns estabelecimentos comerciais. Apresenta, ainda, um edifício para armazenamento de grãos (o chamado silo). Além disso, tem uma quadra de esportes e dispõe de um Centro Comunitário. O CEP do Ibaré é 97395-000. Atualmente desativada, sua estação, que originou a vila, era ponto de parada de trens de passageiros da antiga linha Cacequi-Pelotas, desativada nos anos 1990. Em dias e horários pré-determinados, trens de carga cruzam o Ibaré.

Seu povo é bastante hospitaleiro: quando percebem a presença de automóveis de visitantes, logo acenam com as mãos, de forma amistosa e receptiva, uma das grandes características de Lavras. Popularmente, e de forma folclórica, se diz que Ibaré é a “Capital de Lavras”, por sua fama e representatividade no município.

O Ibaré possui uma igreja, que consta como data de sua construção o dia 13 de junho de 1968, construída a base de fundos angariados com os moradores locais. Tem estilo modernista com detalhes neogóticos; apresenta um arco ogival em sua fachada, além de um sino e uma cruz. Recebeu o reforço, em 2011, de granitos da Ibaré Mineral, que fornece material para grande parte do RS e para vários países.

Outro ponto muito interessante do Ibaré é a casa construída por Lulu Teixeira, no ano de 1909, que foi uma antiga charqueada nos anos 1930 e atualmente é o escritório da Ibaré Mineral, indústria de pisos de mármore e granito. Essa casa tem estilo eclético e referências arquitetônicas marcantes.

Todos os anos, realiza a Semana Farroupilha local, após a Semana Farroupilha de Lavras do Sul (Sede), com a mobilização total da comunidade. Outros eventos realizados no Ibaré são os rodeios (no verão), torneios de futebol e a Cavalgada da Amizade, em outubro. Também no Ibaré foi realizada uma etapa do concurso Garota Soprovet, em 2011.