SAÚDE: Hospitais do Interior (incluindo Lavras do Sul) serão utilizados para desafogar leitos destinados a pacientes com Covid-19

SAÚDE: Hospitais do Interior (incluindo Lavras do Sul) serão utilizados para desafogar leitos destinados a pacientes com Covid-19

Os hospitais de pequeno porte do Rio Grande do Sul que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a receber pacientes que necessitam de cuidados prolongados e ocupam leitos em hospitais de referência para a Covid-19. Instituições de 25 municípios já foram selecionadas para fazer o atendimento. Ainda na segunda-feira, dia 10, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que prevê o repasse de R$ 16,6 milhões para que sejam feitos os ajustes necessários.  

O objetivo é possibilitar a ampliação de vagas em hospitais de referência para pacientes com o coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, serão encaminhados para as instituições de pequeno porte os pacientes idosos ou que tiveram AVC, caso precisem ficar alguns dias em repouso, além de outros sem condições de continuar o tratamento em seu domicílio. Quem já estiver curado da Covid-19, mas ainda precisa de cuidado hospitalar, também será encaminhado para os locais.

Na lista das instituições selecionadas, está a Fundação Médico Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa, de Lavras do Sul.   

FONTE: Rádio Alto Uruguai, com adaptações.

FOTO: Reprodução / Portal Farrapo (imagem meramente ilustrativa).