SOCIEDADE


Educação

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VERBETE ESPECIAL

Religião

O santo mais popular do Brasil é também Padroeiro de Lavras do Sul (Santo Antônio), celebrado no dia 13 de junho. Há fontes históricas que dizem que desde 1746 já haviam devotos do santo, em alusão à primeira capela construída em nosso solo; existe na Praça Dona Hermínia (Av. Hipólito Souza, um monumento a Santo Antônio, constuído na gestão do ex-Prefeito Ítalo Bayard, em 1992.

A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas. O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do santo padroeiro. Na foto ao lado, o monumento em sua homenagem, próximo ao Camping Municipal (Praia do Paredão).

O principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por sua última reforma em 1999. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto.

A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade. A Casa Paroquial realiza constantes projetos sociais, catequese e diversos eventos religiosos e beneficentes, além das tradicionais missas, comandadas, na atualidade, pelo padre Élio.

Nos anos 2000, as igrejas protestantes e evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar cerca de dez igrejas evangélicas protestantes, pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas Testemunhas de Jeová, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor.

O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população frequenta a religião, cujo o principal local é o Centro Espírita Allan Kardec, no centro da cidade. O município possui um dos maiores índices proporcionais de espíritas kardecistas, do RS, segundo informações de pesquisa do IBGE, em matéria publicada no jornal Zero Hora, em 2008. Em 2011, foi fundado o segundo centro espírita da cidade, o Núcleo de Estudos Espíritas Adolfo Bezerra de Menezes. Periodicamente, diversos palestrantes da região e até mesmo de Porto Alegre vem participar dos eventos nas duas casas espíritas da cidade.

Composição religiosa da população lavrense (IBGE, 2000):

  • Católica Apóstólica Romana: 6 635
  • Evangélica Protestante: 625
  • Evangélica Pentecostal e Neopentecostal: 937
  • Testemunha de Jeová: 34
  • Espiritismo Kardecista: 339
  • Umbanda: 18
  • Candomblé: 4
  • Novas Religiões Orientais: 14
  • Esoterismo: 6
  • Sem Religião: 541
  • Não Determinadas: 5

Composição religiosa simplificada (em % - IBGE, 2000)

  • Católicos = 81,83%
  • Evangélicos = 6,42%
  • Espíritas = 4,17%
  • Outras = 0,94%
  • Sem religião ou não determinada = 6,64%

Saúde

A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa, com 36 leitos) e alguns postos de saúde (um central na Rua Dr. Pires Porto, um na Vila da Olaria e um no Ibaré). O hospital tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos. Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, nutrição das crianças e saúde preventiva. Desde 2011, atua uma ambulância do SAMU na cidade.

Apesar das limitações do sistema de saúde, o fato da cidade ser tranqüila, a população alimentar-se bem e não sofrer problemas de estresse faz do lavrense um indivíduo saudável. Lavras é uma cidade onde há uma grande quantidade de idosos: muitos chegam facilmente aos 75 anos de idade.

Mortalidade infantil no final do século XX (por mil nascidos vivos):

* 1989: 26,94
* 1990: 26,08
* 1994: 23,64
* 1998: 22,32

Em 2007, o coeficiente de Mortalidade Infantil era de 10,31 por mil nascidos vivos.

Em 2016, a Prefeitura de Lavras do Sul adquiriu uma UTI Móvel, apresentada no dia 23 de setembro.

Acidentes com animais peçonhentos. Por ser um município com muita vegetação e grande distribuição de mato ao longo de seu território, inclusive na zona urbana, é necessário um cuidado redobrado com animais peçonhentos, como os ofídios (cobras). Segundo a monografia de especialização de Míriam Gomes Lopes, elaborada para a pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013 (confira aqui), foram registrados no município 130 acidentes envolvendo animais ofídios entre 2000 e 2012, uma média de 8 a 10 acidentes anualmente. Para tratar, nestes casos, manter a calma e o corpo imobilizado, aplicar ataduras no local afetado e procurar ajuda médica rapidamente.

Combate contra a dengue. Embora o Município não tenha casos oficiais da doença, é sempre bom prevenir, evitando o acúmulo de água parada, colocando terra nos vasos, mantendo limpas piscinas e tampadas as caixas d'agua, mantendo o ambiente limpo, com pneus descartados e garrafas com tampa para baixo, entre outras medidas. Em 2017, houve a ocorrência de uma suspeita do mosquito na zona do Posto Cantarelli, centro da cidade, porém o foco não representava perigo pois não tinha a larva do mosquito. Segundo Elbio Freitas, fiscal da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma varredura nas casas vizinhas e em outros pontos da cidade, e felizmente não houve indícios do mosquito aedes aegypti. Ainda assim, a fiscalização segue forte no município e toda a comunidade deve fazer a sua parte para evitar a dengue.

Justiça

Lavras do Sul tem uma unidade do Ministério Público e um Fórum, ambos localizados na Rua Julio de Castilhos.

O Município dispõe de uma vasta lista de advogados (ao todo, 46 registros, sendo 26 ativos), dando origem a uma subseção da OAB na cidade.

A OAB de Lavras do Sul fica na Rua Julio de Castilhos, 373 e, atualmente, o Presidente da Subseção é o advogado Mario Mazzini da Silveira.

Segurança

Embora possam ocorrer alguns fatos esporadicamente e algumas desavenças, Lavras do Sul possui baixos índices de ocorrências policiais. O Município já teve, nos anos 90, o maior número de policiais por habitante do Rio Grande do Sul, graças a uma unidade regional da Brigada Militar que funcionou por muitos anos.

Um dos principais projetos da Brigada Militar de Lavras do Sul é a Brigada Mirim, que tem por objetivo ensinamentos para a criançada em diversas áreas, simulando o trabalho de um policial militar.

A Delegacia de Polícia Civil, na rua Dr. Pires Porto, também faz o trabalho de atendimento e prevenção. Emergências e informações podem ser conseguidas pelo telefone (55) 3282-1329.

Militar

Todos os anos, os rapazes lavrenses que completam 18 anos fazem o alistamento militar em Lavras e, os que são selecionados e vão servir, vão para Bagé ou outras regiões. O que sobram, precisam fazer a cerimônia do Juramento à Bandeira.

A Junta de Alistamento Miliar (JSM) de Lavras do Sul se situa, na Rua Cel. Galvão, ao lado da Rodoviária.

Eleitores

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VERBETE ESPECIAL

Eleitores em Lavras do Sul (TRE-RS, 2016):

* Total 5.137
* Homens 2.427
* Mulheres 2.710
* Analfabetos 247
* Menores 86

Site com informações sobre dados estatísticos dos eleitores de Lavras do Sul

O atual prefeito (em 2017) é Sávio Johnston Prestes, do PDT, e o vice-prefeito, Sergio Santos, do mesmo partido. A atual gestão começou em 1° de janeiro de 2017 e irá até 31 de dezembro de 2020.

Os nove vereadores eleitos em outubro de 2016 e que compõem a atual legislatura do Município na Câmara de Vereadores são os seguintes:

* Mariza Barreto (PP)
* Guto do Táxi (PP)
* Eva Mesa (PMDB)
* Cadico La-Bella (PP)
* Mário do Ônibus (DEM)
* Eduardo Luongo (PSB)
* Rosane Costa (PDT)
* Alemão do Som (DEM)
* Adilson Seixas (PDT)

Os partidos PMDB, PSDB, PTB, PT, DEM, PP, PSB, PDT e PCdoB são os de principal representação na cidade.

Em fevereiro de 2016, foi notícia em nível estadual a extensa procura pelo recadastramento biométrico, que já foi utilizado na eleição de 2016. Muitos eleitores que não conseguiram se recadastrar no plantão da Justiça Eleitoral montado no Plenarinho Municipal por alguns dias, acabaram por fazê-lo no Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul

Equipamentos de Lazer

Para os tradicionalistas, os principais locais para a realização de eventos são a Associação Tradicionalista José Benito Chiappetta (saída para Bagé) e a Sede Glauco Pereira da Silva (saída para o Ibaré, Meia-Lua e São Gabriel).

Para quem gosta de participar e realizar festas e eventos diversos, Lavras dispõe dos seguintes locais: Clube Comercial (fundado em 1910 e revitalizado em seu interior em 2016, voltou a receber eventos de grande porte); Casas de Shows Bateia (Rua Julio de Castilhos) e Imperial (final da Rua Pires Porto), Clube dos Subtenentes (localizado atrás da Escola Dr. Bulcão), ABAMF Cabos e Soldados (localizado ao passar do Camping Municipal), Associação dos Servidores Municipais (na Praia do Paredão), Plenarinho Municipal (no prédio do Centro Administrativo), Auditório do Insituto de Educação Dr. Bulcão; Capela São José (junto à entrada da Vila da Olaria); Telúrica Bar (Praça Licínio Cardoso); Parada Lanches (Praça das Bandeiras).

A Casa de Cultura José Néri da Silveira, fundada em 1991, no antigo prédio da Prefeitura, apresenta um grande acervo da História Lavrense e um museu, além de realizar atividades culturais ao longo do ano.

Ainda, sobre equipamentos de lazer noturnos, diversas casas noturnas já estiveram em atividade na cidade, como o Benedito (anos 2000), a Republic Arena (década de 2000) e a Oficina Eventos (2009).

Salões Comunitários na Cohab, Poty Medeiros e Ibaré também recebem diversos eventos da comunidade.

Além destes equipamentos de lazer citados, quatro academias servem às pessoas que desejam manter a forma, com diversas atividades de ginástica, dança e exercícios físicos para todas as idades.

2017 - Murilo de Carvalho Góes - Todos os direitos reservados