A seguir, alguns itens da prestação de contas e atividades da Secretaria Municipal de Saúde em 2025, por parte de Diego Afonso, secretário e titular da pasta, à Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, no dia 16 de março de 2026 (VÍDEO COMPLETO AQUI).
Em 2025 e 2026, a Secretaria Municipal de Saúde de Lavras do Sul, coordenada por Diego Afonso, realizou, dentre diversas ações, 12 mil atendimentos médicos, atendimento contínuo à população e atenção básica, além de capacitações e consolidação de convênio com hospitais da região.
No ano de 2025, foram feitas ações nas escolas, com noções de saúde bucal, além da retomada dos atendimentos odontológicos. Há parcerias com a iniciativa privada visando o cuidado das instalações das Unidades de Saúde.
Durante a semana, as equipes da SMS visitam os postos de saúde (também UBS – Unidades Básicas de Saúde) da Olaria, Promorar, Central, UBS Prisional e atendimento no Ibaré.
Mais de 6 mil doses de vacinas foram aplicadas no ano, com imunizações em domicílios e escolas. Também há presença de profissionais da saúde de outros municípios, como oftalmologistas, traumatologistas, ginecologistas, psicólogos, nutricionistas e pediatras, além de parcerias com o Hospital Victor Lang (de Caçapava).
Lavras do Sul também é referência na região como agente de endemias (18 mil atendimentos em 2025, considerado referência na região, de acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde – Bagé).
Em 2025, as castrações foram retomadas, sob o comando da Drª. Evelise D’Avila (entre setembro e dezembro, foram 700 atendimentos em zoonoses e 317 castrações). Se realiza conscientização nas escolas para a bem estar e o compromisso com os animais domésticos.
O programa Primeira Infância Melhor (PIM) atende 51 crianças lavrenses em 2025, em um trabalho conjunto de diversas secretarias locais, acompanhando dentro da residência, evolução e vida escolar.
As campanhas de prevenção de saúde em Lavras do Sul são realizadas com a premissa de que “é mais fácil e barato prevenir do que tratar”, segundo palavas de Diego Afonso à Câmara Municipal de Vereadores.
Outra iniciativa bem sucedida na saúde dos lavrenses é o projeto Mais Saúde, que leva qualidade de vida a pelo menos 60 participantes da terceira idade, através de atividades físicas, gratuitamente, com a presença de profissionais de Educação Fisica e fisioterapia, realizadas semanalmente no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.
A SMS também dá suporte em rodeios, jogos, eventos populares, futebol, Carnaval, mas claro, os plantonistas da Secretaria torcem para que não haja ocorrências.
Também há uma dedicada atuação dos profissionais da SMS no interior do município, com visitas que superando as estradas de chão, para o atendimento até as regiões e comunidades mais distantes, nos 2.600 km² de área de Lavras do Sul
Atualmente (2025/2026), cerca de 25% do orçamento do município é empregado para a área da saúde, segundo o Secretário Diego Afonso.


Deixe o seu Comentário