Descrição urbana
Surgida em formato espontâneo de casas e ruas, a cidade de Lavras do Sul iniciou com ruas que se concentravam na parte mais elevada do sítio urbano, que se consagrou a partir do entorno da Igreja Matriz de Santo Antônio, inaugurada oficialmente em 1919.
A partir da década de 1960, surgiram, na ordem de consolidação, os bairros Poty Medeiros, Madezatti/Praia do Paredão, Leônidas Calero (Olaria), Vila Dr. Claúdio Bulcão, Zeferino Teixeira (Cohab), Samuel Souza, Promorar, Cerrito, Vicente Agostta, Alto Alegre, Vila Isabel e Vista Alegre.
Mesmo com uma população urbana de cerca de 5 mil habitantes em 2024, a zona urbana de Lavras do Sul tem cerca de 20 km² (vinte quilômetros quadrados). É um tamanho considerável, atestando a história de 143 anos de Lavras do Sul/RS (podemos dizer que é um “pequeno grande município”, pelo fato de, pelos seus 2.601 km² de território, ter cinco vezes mais tamanho do que Porto Alegre, que tem 496 km² de extensão).
O Ibaré tem uma área urbanizada de cerca de 4,30 km², com uma via principal, alguns estabelecimentos e uma estação antiga de trem (o trecho ferroviário de Lavras do Sul, que está dentro da Ferrovia Cacequi-Pelotas, tem 80 km, mas só de vez em quando, passam pelo trecho alguns trens de carga.
As principais ruas de Lavras do Sul são: as Ruas Dr. Pires Porto e Dr. João Bulcão (as mais movimentadas da cidade, com diversos estabelecimentos comerciais e bastante tráfego de veículos). Também citamos a Av. Cel. Galvão, a as ruas Santo Antônio e Cel. Meza, a Rua Adão Teixeira da Silveira, a Rua Marechal Floriano, a Rua Barão do Rio Branco, a Av. José Cacildo Delabary, a Rua Vicente Agosta, a Rua Ismênia Saraiva, a Rua Glênio Peres, a Rua João Moreira, a Rua Tenente Cel. Edison Marconi Goggia, a Av. Nove de Maio (entrada oficial da cidade) e a Rua Edu Moreira Teixeira (no Ibaré).
Há muitas ladeiras (ou lombas) na cidade, assim como algumas áreas mais planas. No território de Lavras do Sul existem, pelo menos, dez pontes ou travessias sobre arroios e pequenos cursos d’água. Há partes mais elevadas, mas algumas baixadas, como nas matas ciliares junto ao Arroio Camaquã das Lavras.
O município tem mais de 1.000 km de vias municipais e pelo menos 250 logradouros (ruas, avenidas, praças e outros endereços de uma cidade).
Composição Demográfica
Em 1939, a população de Lavras do Sul era de 12.482 habitantes. Havia, na época, o auge da mineração e a presença de uma unidade regional da Brigada Militar. Porém, ao longo dos anos, a população diminuiu – êxodo rural, redução das reservas minerais e transferência de empreendimentos, como o da Brigada, contribuíram para um decréscimo (redução) no número de moradores.
Segundo o IBGE, com dados do Censo Demográfico de 2022, o município de Lavras do Sul, tem a população de 7.157 habitantes (em 2024, são estimados 7.204 habitantes).
Tem a densidade demográfica (número de habitantes que ocupam um quilômetro quadrado) de 2,75 hab/km².
LAVRAS DO SUL/RS: POPULAÇÃO POR GÊNERO E FAIXA ETÁRIA (EM %, IBGE, 2022) |
||
FAIXA ETÁRIA |
HOMENS (%) |
MULHERES (%) |
0 A 19 anos |
11,85 |
11,22 |
20 a 59 anos |
26,98 |
27,58 |
60 anos ou mais |
10,71 |
11,65 |
TOTAL |
49,6 |
50,4 |
Existem, em Lavras do Sul, de acordo os dados de 2022, 3.547 homens e 3.610 mulheres. Sobre a cor, raça ou etnia, 74,5% da população lavrense (5.334 pessoas) se declara branca; 25,4% (1.817 pessoas) se declaram pretas ou pardas; e 6 pessoas (0,08%) são amarelos (3 pessoas) ou indígenas (3 pessoas).
Com relação à situação de domicílios, 5.853 habitantes (81,8%) vivem na zona urbana e 1.304 habitantes (18,2%) vivem na zona rural. Em 2005 – dados inseridos na primeira publicação do Panorama Lavrense, ocorrida em outubro de 2007 – eram 2.812 habitantes na zona rural, de um total de 8.025 habitantes.
Há também, segundo o Censo 2022 do IBGE, 22 habitantes descendentes de quilombolas no município. O Segundo Distrito (Ibaré) tem em torno de 800 habitantes e localiza-se a 47 km do centro de Lavras do Sul.
Ainda, segundo o IBGE, em 2022, sobre os domicílios, 27,41% domicílios com um morador, 0,34% dos domicílios tem cônjuges do mesmo sexo e 22,23% dos domicílios com cônjuges sem filhos.
De acordo com a escolaridade, 2.585 habitantes não tem instrução e/ou ensino fundamental incompleto; 976 tem ensino fundamental completo e médio incompleto; 1.443 tem médio completo e superior incompleto; e 635 tem superior completo.
E, sobre características urbanas, o IBGE aponta que o município de Lavras do Sul tem 79,5% de arborização e 98,14% de iluminação pública. Ainda não há ciclovias no território lavrense.
Sobre o eleitorado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE, 2024), Lavras do Sul tem 5.526 eleitores (em 2012, eram 6.252 eleitores, e, em 2018, 5.280 eleitores). De acordo com o gênero, 48% são mulheres e 52% são homens; um eleitor está registrado com nome social. Entre 16 e 18 anos de idade, são 87 eleitores; entre 19 e 69 anos de idade, são 4.673 eleitores; e, 766 tem mais de 70 anos. Pertence ao Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, dentro da zona 9, com 10 seções eleitorais.
Sobre os imóveis rurais do município, são 3.445 unidades registradas Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo dados de 2021 do Departamento de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (DEE-RS), o Produto Interno Bruto (PIB) de Lavras do Sul – o PIB é a soma total de riquezas econômicas produzidas em um lugar – era de R$ 497.625.892,00 (quatrocentos e noventa e sete milhões, seiscentos e vinte e cinco mil, oitocentos e noventa e dois reais). Destes, mais de R$ 319 milhões foram das atividades agropecuárias.
Do total de estabelecimentos com registro até 2024, 12.4% correspondem a Outros (102 estabelecimentos), 57.2% correspondem a Micro Empresário Individual (MEI) (471 estabelecimentos), 26.1% correspondem a Microempresa (ME) (215 estabelecimentos), e 4.37% correspondem a Empresa de Pequeno Porte (EPP) (36 estabelecimentos).