BLOG: Alguns dados sobre a geologia de Lavras do Sul/RS

FOTO: Divulgação

Um tema complexo mas que vale a pena ser abordado aqui no Panorama Lavrense é a composição das rochas encontradas no solo (rochas ígneas intrusivas e metamórficas), predominantes no Escudo Sul-rio-grandense, e são formadas quando o magma (líquido vindo do interior da terra, através da antiga atividade vulcânica de milhões de anos) não extravasa e resfria lentamente, gerando cristais maiores.

O granito é uma das principais rochas encontradas, são duras e resistentes às intempéries, formando também as areias (encontradas no leitos dos rios, formando praias fluviais consideráveis). Metade do território lavrense pertence a esta parte geológica do RS, de formação bastante antiga.

Pesquisadores de diversas regiões do mundo e várias instituições já visitaram Lavras do Sul, por conta de sua riqueza mineral.

Há projetos de retomada da mineração no município. Há um grande debate entre os que concordam (pelo desenvolvimento econômico municipal e regional que a atividade poderá trazer) e os que discordam (por um receio de um desastre ambiental, o que poderia prejudicar a região).

REFERÊNCIA:

ELEVAGRO: https://elevagro.com/blog/qual-a-origem-do-solo-do-rio-grande-do-sul-parte-1/#:~:text=Na%20Escudo%20Sul-rio-grandense,–%20Parte%202”.&text=REICHERT%2C%20J.%20M.%20(ed.),(Apostila).

GEOGRAFIA: Lavras do Sul para estudo nas redes de ensino

Vamos conhecer a nossa cidade?
Trabalhe este texto em sala de aula. Ou você, que é pai, mãe ou
responsável, mostre à garotada um texto pensado com carinho para as crianças lavrenses em idade escolar.

Nossa cidade é Lavras do Sul. Está localizada no sudoeste do Rio Grande do Sul, Brasil, na região da Campanha.

Ela tem 2.600 km² (dois mil e seiscentos quilômetros quadrados) de tamanho e mais de 7 mil habitantes. Mesmo pequena em número de pessoas, tem um grande tamanho no seu território. Está a 320 km da Capital Gaúcha, Porto Alegre e foi emancipada (surgiu como Vila) de Caçapava do Sul, em 9 de maio de 1882. É o único município gaúcho surgido através da mineração. Tem este nome por conta da “lavra” (palavra que significa mineração) do ouro, acrescentando “do Sul”.
No território de Lavras do Sul, há plantações de soja, milho e trigo, além de gado bovino, ovino e cavalo crioulo.

Há diversas paisagens típicas do Bioma Pampa (campos com coxilhas, pequenos morros rochosos e planícies, além do Marco Gaúcho das Águas, marco simbólico que divide as águas dos principais rios gaúchos (Camaquã/Guaíba e Santa Maria/Uruguai).
Temos a Praia do Paredão, com muito movimento nos meses de verão (dezembro a março), atrações turísticas muito bacanas (Igreja Matriz de Santo Antônio, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Parque de Exposições do Sindicato Rural entre outras), além de um dos melhores carnavais do interior do Brasil.

A agropecuária e o comércio são as principais atividades econômicas de Lavras do Sul. Por muitos anos, a mineração foi uma das principais atividades do município.

Este texto é importante para que conheçamos e tenhamos muito orgulho de pertencer a esta cidade tão querida. Não devemos deixar de cuidá-la nem de conservá-la, para que possamos viver em uma cidade com qualidade de vida para todos.