BLOG: Lavras do Sul no Brasil e no mundo

Um dos grandes expoentes do município, Paulo José Gomez de Souza (20/03/1937 – 11/08/2021) foi um consagrado ator, diretor e cineasta, nascido em Lavras do Sul. Com passagens por Bagé e Porto Alegre, foi para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte de sua vida artística. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), fez diversos papeis memoráveis, como no seriado Shazam e Sherife, nos anos 1970, e na novela Por Amor, interpretando Orestes, em 1997/1998. Um de suas últimas participações foi no filme “O Palhaço”, de 2011, onde inclusive o ator citou o nome sua terra natal em uma cena.

Glênio Peres (político e artista), tem seu nome batizado ao largo localizado junto ao Mercado Público, no centro de Porto Alegre. José Néri da Silveira (ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal), e Licínio Cardoso (matemático e botânico) também são alguns dos filhos ilustres representantes de Lavras do Sul no Brasil e no mundo.

O canal por assinatura GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense, em uma fazendo do interior do município. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista com a sra. Mariluce Chagas, que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha. Também sobre a temática da carne de ovelha, a Band RS gravou, dentro da primeira edição da Ovinofest, em 2013, o programa “Um Gordo na Cozinha”, apresentado pelo Chef José Luiz, que mostrou imagens da cidade e de atividades do evento.

E 2022 e 2024, as duas primeiras edições do Universo Pecuária, evento que também movimenta Lavras do Sul, foram apresentadas ao vivo, em matérias do Grupo RBS e Rede Record, entre outras emissoras.

O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV, dentro das comemorações do 20 de setembro.

Cena de “O Holandês Misterioso”, história de temática de Lavras do Sul no Histórias Extraordinárias, da RBS TV (2008)

Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Costa Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial.

Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal do Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município em vários blogs e sites da região e nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.

Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como São Paulo, Canoas, Fortaleza/CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Gramado, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre).

BLOG: Aves encontradas em Lavras do Sul/RS

FOTO: Murilo de Carvalho Góes

Lavras do Sul tem pelo menos 218 espécies de aves e pássaros registradas. O município tem condições de receber o turismo de observação de aves, para os interessados em fotografar e analisar os mais diversos e belos animais de nossa fauna.

Confira, abrindo o link em PDF, a lista das espécies de pássaros e aves já encontradas em Lavras do Sul (FONTE: Wiki Aves).

 

BLOG: Saúde em Lavras do Sul/RS

Foto meramente ilustrativa

A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr.Honor Teixeira da Costa, com 24 leitos hospitalares, 23 deles pelo Sistema Único de Saúde – SUS – e um não SUS) e algumas unidades básicas de saúde (UBS), que são a UBS Central – na Rua Dr. Pires Porto -, a UBS Olaria, a UBS Promorar e a UBS Ibaré.

O hospital (Fundação Médico-Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa) tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu algumas melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos.

Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde – Departamento de Informática do SUS (DATASUS), ocorreram no Hospital 345 internações. Também foram registrados 19 óbitos, com uma taxa de mortalidade de Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, nutrição das crianças, saúde preventiva e proteção contra doenças diversas. Desde 2011, atuam ambulâncias do Sistema de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) na cidade. Em 2016, a Prefeitura de Lavras do Sul adquiriu uma UTI Móvel.

A esperança de vida ao nascer dos lavrenses é, segundo o IBGE, com dados de 2010, de 77,05 anos (em 2000, era 71,13 anos). Serão atualizados em breve os dados deste indicador referentes ao Censo Demográfico 2022.

Recentemente influenciando no cotidiano das pessoas ao redor do mundo – desde 31 de dezembro de 2019 -, o Covid-19 teve seus primeiros casos registrados no município em maio de 2020. Foi um período difícil para Lavras do Sul, que não pode realizar grandes eventos por mais de um ano. Em 21 de janeiro de 2021, a enfermeira Dayse Nanci Teixeira D’Avila foi a primeira lavrense a ser vacinada contra a doença.

Meses mais tarde, o menino Arthur Monteiro foi a primeira criança a receber a vacina. Atualmente (2024), a doença está controlada, após uma grande mobilização de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, embora ocorram ainda pequenos surtos, com alguns casos isolados. Segundo dados de 03/01/2023, 85,2 da população total de Lavras do Sul estava com o esquema vacinal completo. Também, segundo a mesma fonte, foram distribuídas 21.549 doses da vacina.