Um dos grandes expoentes do município, Paulo José Gomez de Souza (20/03/1937 – 11/08/2021) foi um consagrado ator, diretor e cineasta, nascido em Lavras do Sul. Com passagens por Bagé e Porto Alegre, foi para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte de sua vida artística. Com presença em mais de 80 trabalhos (entre novelas e filmes), fez diversos papeis memoráveis, como no seriado Shazam e Sherife, nos anos 1970, e na novela Por Amor, interpretando Orestes, em 1997/1998. Um de suas últimas participações foi no filme “O Palhaço”, de 2011, onde inclusive o ator citou o nome sua terra natal em uma cena.
Glênio Peres (político e artista), tem seu nome batizado ao largo localizado junto ao Mercado Público, no centro de Porto Alegre. José Néri da Silveira (ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal), e Licínio Cardoso (matemático e botânico) também são alguns dos filhos ilustres representantes de Lavras do Sul no Brasil e no mundo.
O canal por assinatura GNT gravou, no início dos anos 2000, uma matéria sobre a carne de ovelha, típica da culinária lavrense, em uma fazendo do interior do município. O programa foi comandado pelo chef francês, naturalizado brasileiro, Olivier Anquier, e apresentou uma entrevista com a sra. Mariluce Chagas, que explicou alguns detalhes sobre os costumes do município e o preparo da carne de ovelha. Também sobre a temática da carne de ovelha, a Band RS gravou, dentro da primeira edição da Ovinofest, em 2013, o programa “Um Gordo na Cozinha”, apresentado pelo Chef José Luiz, que mostrou imagens da cidade e de atividades do evento.
E 2022 e 2024, as duas primeiras edições do Universo Pecuária, evento que também movimenta Lavras do Sul, foram apresentadas ao vivo, em matérias do Grupo RBS e Rede Record, entre outras emissoras.
O Jornal do Almoço de 20 de setembro de 2006 foi apresentado da Praia do Paredão, por Tulio Milman e Cristina Vieira, e transmitido para todo o Rio Grande do Sul pela RBS TV, dentro das comemorações do 20 de setembro.
Também a RBS TV produziu um especial da série Histórias Extraordinárias, no ano de 2008, O Holandês Misterioso, que contava a saga de Mr. Bosch, professor holandês que esteve em Lavras do Sul nos anos 1950, cuja sua história é cercada de mistérios. Hugo Chiappetta (Mr. Bosch) e Manuela Costa Teixeira (aluna de inglês do Mr. Bosch) foram os protagonistas do especial.
Jornais de grande circulação estadual, como Correio do Povo, Zero Hora, Diário de Santa Maria e Jornal do Comércio frequentemente divulgam notícias relativas a Lavras do Sul. Além dos periódicos diários, podemos encontrar informações sobre o Município em vários blogs e sites da região e nas mais diversas fontes informativas e de pesquisa, como livros didáticos, anuários estatísticos, sites estatísticos e governamentais, enciclopédias, dicionários, atlas, revistas científicas, atlas multimídia, softwares de imagens de satélite e de informações geográficas, blogs, fotologs, sites de vídeos (Youtube), etc.
Várias cidades brasileiras tem uma rua em homenagem a Lavras do Sul (como São Paulo, Canoas, Fortaleza/CE, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Gramado, Recife/PE, Santa Maria e Porto Alegre).