A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas. O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do Santo Padroeiro.
O principal templo religioso da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi inaugurada em 1919, passou por diversas reformas, como as recentes, 2012 e em 2022/2023. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à Praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade.
Nos anos 2000, as igrejas evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar várias igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas: Testemunhas de Jeová, Adventista, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor. Há também a presença de grupos específicos nas congregações, como a banda Gospel local Hebrom, a União da Mocidade de Assembleia de Deus de Lavras do Sul (UMADLS), a Força Jovem Universal (FJU).
O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população é adepta da doutrina espírita. Os principais locais para as palestras são o Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK) e o Lar Espírita Joanna de Angelis, ambas no centro da cidade. Periodicamente diversos palestrantes da região e de outros locais vêm participar dos eventos realizados pela instituição. Desde 2021, as palestras também são realizadas pela internet, nas páginas do Facebook das duas entidades, que também realizam atividades de brechó (venda de roupas com preços acessíveis).