AGROPECUÁRIA

Nesta seção, vamos saber sobre o setor agropecuário em Lavras do Sul/RS.
O Município de Lavras do Sul tem como principais produtos agropecuários a soja, o milho, o trigo, o arroz, a agricultura familiar, os bovinos, ovinos e equinos. Tem alguns dos maiores rebanhos do Rio Grande do Sul.
O Sindicato Rural de Lavras do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul são as principais entidades de condução e promoção do agronegócio no município.
Com remates (leilões de gado) o ano inteiro e três escritórios de organização dos mesmos (Parceria Remates, Clínica Remates e Abascal Remates), o Parque do Sindicato Rural, localizado na saída para São Gabriel e Ibaré, é um dos locais de melhor estrutura para a realização de eventos voltados ao agronegócio lavrense.
A Ovinofest, o Seminário O Pampa e o Gado (que já recebeu nomes como o jornalista Lasier Martins e o ex-Governador do Estado, Tarso Genro), o Rodeio Aberto do Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul (NCCCLS) e o Universo Pecuária são alguns dos grandes eventos da entidade, fundada em 27 de novembro de 1936. O atual presidente (2024) é o sr. Francisco Abascal.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ou também Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), fundado em 4 de outubro de 1972, é uma entidade que auxilia os pequenos agricultores do município, além de oferecer vantagens aos trabalhadores rurais que se associam à entidade. O Sr. João Rui Dias Nunes é o atual presidente (2024). É associado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS.
Universo Pecuária. Com atividades que debatem as novas tendências da Pecuária nacional, além de seu uso sustentável, o evento, idealizado pelo Serviço de Inteligência do Agronegócio (SIA) e Sindicato Rural de Lavras do Sul,
já foi realizado três vezes (novembro de 2022, outubro e novembro de 2024 e novembro de 2025), movimentando Lavras do Sul com a presença de diversas personalidades do agronegócio e atrações rurais e culturais. Segundo a organização dos evento, o Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo recebeu milhares de pessoas na edição de 2025. (
Site oficial do evento)
Efetivos dos Rebanhos Pecuários de Lavras do Sul/RS ao longo dos anos - FONTE: Pesquisa Pecuária Municipal / IBGE
Produção agrícola
Em 2023, a área colhida de soja em Lavras do Sul foi de 45.000 ha (em 1990, eram apenas 1.500 ha). Em 2021,
o município produziu 113.400 toneladas do produto.
Em 2024, algumas culturas agrícolas acabaram tendo produção restrita, como a cevada, o amendoim (50 mil reais
em valor da produção em 2010).
Produtos agrícolas que tem ou já tiveram produção e plantações no território lavrense são os seguintes, por exemplo:
alho, amendoim, arroz, aveia, batata, feijão, mandioca, lã, laranja, figo, leite, maçã, cebola, limão, tomate,
trigo, uva, pêssego, linho, mamona, milho, ovos, mel, melancia, pêra e outros.
Mais informações no site AGROLINK.
Presença de Lavras do Sul na Expointer
A Expointer, considerada a maior feira de agronegócio da América Latina, realizada todos os anos em Esteio, na Grande Porto Alegre, entre agosto e setembro, teve várias participações de lavrenses em atividades diversas.
Na sequência, listaremos alguns fatos da presença lavrense na história do evento.
- 2004: O ginete lavrense Gustavo Delabary, com LS Balaqueiro, conquistou o Freio de Ouro, o maior evento do Cavalo Crioulo no Brasil;
- 2008: Cabanha de ovinos da raça Corriedale, localizada no Ibaré, esteve presente, nesta e em outras edições;
- 2008: A empresária Regina Fernandes e a extensionista rural Mariluce Chagas, foram homenageada com o troféu Pioneirismo Rural, graças ao trabalho com a Agroindústria Sabor da Terra, de Lavras do Sul;
- 2009: Desfile de moda de lã ovina com peças da Tecelagem Lavrense e modelos lavrenses;
- 2010: O touro charolês Runo do Jardim, de 1.265 kg, foi o animal mais pesado da feira, pertencendo a Renan Mallmann de Oliveira, da Cabanha Jardim, de Lavras do Sul;
- 2015: O Sindicato dos Trabalhadores Rurais passa a organizar excursões para o evento, saindo de Lavras, visitando a feira, e retornando ao município no mesmo dia.
- 2022 e 2023: Presença de estandes de divulgação e representação do Universo Pecuária, grande evento sobre pecuária nacional em Lavras do Sul.
Ao longo dos anos, ainda, os ex-prefeitos Alfredo Borges (2013) e Sávio Prestes (2017 e 2020) visitaram a feira. Também, estandes com a participação da Alianza Del Pastizal e Sindicato Rural de Lavras do Sul, bem como de artesanato (Tecelagem Lavrense) marcaram presença na Feira. As principais cabanhas de Cavalos Crioulos e representantes de estâncias criadoras de bovinos e ovinos lavrenses também já participaram e fazem parte da história da participação lavrense na feira.
Censo Agro 2017
Confira, na tabela abaixo, dados básicos sobre a agropecuária em Lavras do Sul. As informações apresentadas nesta tabela podem ter sofrido alterações, uma vez que a pesquisa foi realizada em 2017 e poderá ser realizada novamente e atualizada ainda nesta década.
Dados de todo o país no site
do IBGE.
Dados do Censo Agro 2017 IBGE, em Lavras do Sul/RS
- Número de estabelecimentos: 869
- Área média dos estabelecimentos: 285 ha
- Média de pessoal ocupado por estabelecimento: 3,1 pessoas
- Área de lavoura temporária: 7,6%
- Área de lavoura temporária: 0,35%
- Área de Pecuária: 90,8%
- Área de Horticultura e Floricultura: 0,23%
- Área de Produção florestal: 1,04%
- Uso da terra - lavouras: 12,09%
- Uso da terra - pastagens: 69,16%
- Bovinos de corte - 82,94%
- Bovinos de leite - 7,95%
- Rendimento - Arroz (kg/ha): 5.708,7
- Rendimento - Cana (kg/ha): 16.180,99
- Rendimento - Mandioca (kg/ha): 3.751,9
- Rendimento - Milho (kg/ha): 2.405,45
- Rendimento - Soja (kg/ha): 2.637,72
- Rendimento - Trigo (kg/ha): 1.684,39
- Rendimento - Uva (kg/ha): 2.096,78
- Presença de cisternas (%): 0,12
- Utilização de agrotóxicos (%): 11,6
- Despesa com agrotóxicos (%): 9,78
- Uso de Irrigação (%): 2,1
- Assistência Técnica (%): 25,44
- Agricultura Familiar (%): 46,26
- Produtor - até Ens. Fundamental (%): 45
Histórico da Ovinocultura em Lavras do Sul/RS
Texto adaptado de trabalho desenvolvido pelo I.E.E. Dr. Bulcão, apresentado no Universo Pecuária, em novembro de 2022, durante o Seminário da Lã para a Juventude.
O município é reconhecido pela originalidade do artesanato de lã ovina, sendo esta uma identidade cultural de marca registrada do município na região e no Rio Grande do Sul. Grande produtor de lã para o mercado interno e exportação, o excedente produzido destinou-se para a transformação em artigos de encilha de cavalos (na lida do gado), além da criação de confecções a base de lã ovina, que são aproveitadas para enfrentar o rigor do inverno, dando origem a um comércio especializado e de estilo próprio na cidade. Porém, a partir dos anos 1980, o tecido sintético produzido pelas indústrias têxteis passou a substituir a lã ovina, ocasionando uma crise no setor laneiro. Aos poucos, a produção ovina foi substituída pela de bovinos de corte.
Surgiu, então, há mais de 30 anos, a organização dos artesãos lavrenses, gerando renda para as mulheres do campo e famílias envolvidas na produção, com a assistência técnica da Emater/RS, formando assim a Tecelagem Lavrense, alternativa rentável para a manutenção da produção. Atualmente, o artesanato tme mais valorização que a lã bruta, com um maior valor agregado, mercado e produção sustentável e de peças exclusivas.
Introduzidos no Brasil no século XVI, a criação de ovinos subiu de patamar de desenvolvimento econômico a partir do século XX, sobretudo no Rio Grande do Sul (regiões Fronteira Oeste, Pampa e Campanha). Na década de 1990, outro derivado ovino, a carne de cordeiro, começou a ganhar destaque, por conta de suas condições de clima e solos de pastagens, gerando uma carne de alta qualidade e grande potencial econômico para as famílias criadoras. A carne de ovino da região de Lavras do Sul, segundo pesquisas recentes, se assemelha muito à da Áustrália e Oceania.
Pelo menos dez raças de ovinos são criadas em Lavras do Sul. Exemplos de cabanhas: Tabuleiro (Poll Dorset); Estância Santo Antônio (Corriedale).
ATUALIZADO EM: 4/1/2026