BLOG: Alguns dados sobre a geologia de Lavras do Sul/RS

FOTO: Divulgação

Um tema complexo mas que vale a pena ser abordado aqui no Panorama Lavrense é a composição das rochas encontradas no solo (rochas ígneas intrusivas e metamórficas), predominantes no Escudo Sul-rio-grandense, e são formadas quando o magma (líquido vindo do interior da terra, através da antiga atividade vulcânica de milhões de anos) não extravasa e resfria lentamente, gerando cristais maiores.

O granito é uma das principais rochas encontradas, são duras e resistentes às intempéries, formando também as areias (encontradas no leitos dos rios, formando praias fluviais consideráveis). Metade do território lavrense pertence a esta parte geológica do RS, de formação bastante antiga.

Pesquisadores de diversas regiões do mundo e várias instituições já visitaram Lavras do Sul, por conta de sua riqueza mineral.

Há projetos de retomada da mineração no município. Há um grande debate entre os que concordam (pelo desenvolvimento econômico municipal e regional que a atividade poderá trazer) e os que discordam (por um receio de um desastre ambiental, o que poderia prejudicar a região).

REFERÊNCIA:

ELEVAGRO: https://elevagro.com/blog/qual-a-origem-do-solo-do-rio-grande-do-sul-parte-1/#:~:text=Na%20Escudo%20Sul-rio-grandense,–%20Parte%202”.&text=REICHERT%2C%20J.%20M.%20(ed.),(Apostila).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *