Sociedade

Educação

Dados básicos sobre a educação em Lavras do Sul (fonte IBGE):

  • Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98,5%
  • IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) [2021]: 5,4
  • IDEB – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) [2021]: 4,9
  • Matrículas no ensino fundamental [2021]: 883 matrículas
  • Matrículas no ensino médio [2021]: 221 matrículas
  • Docentes no ensino fundamental [2021]: 66 docentes
  • Docentes no ensino médio [2021]: 21 docentes
  • Número de estabelecimentos de ensino fundamental [2021]: 8 escolas
  • Número de estabelecimentos de ensino médio [2021]: 1 escolas

Além do ensino tradicional, há em Lavras do Sul as modalidades de EJA (Escola Licínio Cardoso), Curso Normal, de Magistério e de Contabilidade (I.E.E. Dr. Bulcão), Educação Especial (através da APAE Lavras do Sul) e dois polos universitários (Unifacvest e Estácio).

Segundo informações de professores do Município, o trabalho de alfabetização com uma Primeira Série do Ensino Fundamental dividida em dois anos e está em atividade desde 1984. Cerca de 89% da população lavrense é alfabetizada, sendo mais de 6 000 alfabetizados acima de 10 anos de idade.

Exemplos de projetos bem sucedidos são o Projeto Escola Aberta, desenvolvido pela Escola Estadual Desembargador José Bernardo de Medeiros, e o Projeto A União faz a Vida, uma parceria das escolas municipais com o Sicredi; em ambos, desenvolvem-se belíssimos trabalhos em prol dos estudantes lavrenses, que são o futuro de nosso município. Outra iniciativa são as bandas marciais, existentes em praticamente todas as escolas lavrenses. E ainda merece destaque o Projeto Lanche Legal, em que, com a participação da nutricionista Goreti Dotto, proporciona uma alimentação saudável para as crianças em idades escolar nas escolas municipais de Lavras do Sul.

Porém, na eduçação lavrense atual, há um grande problema – ao qual não gostaríamos de citar aqui -, que é o baixo índice educacional do município em relação ao resto do Rio Grande do Sul, ocupando a posição de 492º lugar no ranking de educação no Estado (que tem 497 municípios), segundo pesquisa publicada pelo portal GZH em 2023. Foi necessário citar esta situação com o objetivo construtivo de propor uma mobilização de toda a sociedade e buscar soluções para a melhoria deste índice delicado para Lavras do Sul.

Saúde

A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr. Honor  Teixeira da Costa, com 36 leitos) e algumas unidades básicas de saúde (UBS), que são a UBS Central, na Rua Dr. Pires Porto, a UBS Vila da Olaria, a UBS Promorar, e a UBS Ibaré. O hospital tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu algumas melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos.

Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, nutrição das crianças, saúde preventiva e proteção contra doenças diversas. Desde 2011, atuam ambulâncias do Sistema de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) na cidade. Em 2016, a a Prefeitura de Lavras do Sul adquiriu uma UTI Móvel.

Um exemplo é o Projeto Mais Saúde, em que nas terças-feiras, por volta de 8h da manhã, há um espaço aberto para quem queira participar de exercícios físicos, sendo ideal para idosos. As atividades físicas, ministradas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorrem no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.

Taxa de mortalidade infantil

TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL EM LAVRAS DO SUL/RS
ANO % por mil nascidos vivos
1989 26,94
1994 23,64
1998 22,32
2007 20,57
2010 10,2
FONTE: IBGE e FEE-RS

Esperança de vida ao nascer

Esperança de vida em Lavras do Sul/RS
Ano de pesquisa Esperança de Vida (em anos)
2000 71,13
2010 77,05
FONTE: IBGE